sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

COMO REBAIXAR SEU FUSCA

Encarei de rebaixar o fusca numa tarde de quinta-feira 24/12, coloquei ele na minha garagem e aproveitei para tirar algumas fotos e mostrar o processo todo... Ou pelo menos até o momento que eu não estrague a maquina com as mãos sujas! rsrsrs

É um fusca 76, mas na prática é igual pra todos. Processo é o mesmo.

Como já tenho meu 69 muito modificado, este 76 eu comprei pra montar com estilinho original-retro, com acessórios de época, faixinha branca... etc, um carrinho mais simples, sem muito apelo.

Logo de cara tive sorte, apareceu meu irmão mais novo, Renan, toda ajuda é bem vinda!

Se puder chame um amigo, sem ele saber!!! Claro...

Na foto meu filho Matheus, louco por carro. Isso ae filhão!



Quando comprei a Fuka, veio com rodas de Brasilia aro 14. Primeira modificação foi colocar rodas modelo porsche aro 15 x 5,5 com as calotinhas cromadas com logo VW, podem ser encontradas no Mercado Livre.
Ficou com um palmo de distancia pneu / pára-lama, como podem ver nas fotos.


Primeiro passo coloque seu carro em um piso plano, evite declives ou aclives, alem de perigoso dificulta muito o serviço..

Retire a roda e vc vai ter acesso a todo o sistema da suspensão, este ano 76 o amortecedor é fixado com braço superior. Nos antigos muda somente o sistema de fixação que é um braço paralelo, o restante é tudo igual...


Solte a contra-porca do parafuso alem:


Solte agora o parafuso alem que segura os feixes de mola superior.


Um detalhe: Este tipo de suspensão não utiliza molas helicoidais, é através de feixes de torção. Então ao invéz de cortar as molas como se faz em outros carros, temos que retirar estes feixes, quanto mais tira mais baixo fica.
São dois tubos, os dois possuem os feixes, no momento vamos mostrar o processo no tudo superior, o inferior é a mesma coisa...



Solte a porca do Pivô superior e o amortecedor, desloque o conjunto de lado:

É só puxar o braço, ele vai deslizar e sair totalmente, liberando os feixes:

No centro da suspenção existe o mesmo parafuso alem com a porca, retire-o:


Siga o mesmo processo com o lado oposto:


Esta solto, agora é só tirar as molas que desejar. esta é a parte mais suja e não tive mais coragem de pegar a maquina na mão... rsrsrs

Retirei 4 varestas estreitas e uma larga: São 3 estreitas superior, 1 estreita inferior e a larga que esta junto. O resultado é uns 5 centímetros mais baixo. Fiz o mesmo processo no tubo inferior, retirando o mesmo número de feixes ganhando mais uns 5 centímetros.

Não existe segredo, trabalhe com atenção e reverta o processo todo para montar.

Os feixes possuem nas pontas uma cava, quando colocar os braços no tubo, olhe pelo buraco do parafuso alem, quando visualizar as cavas é só colocar o parafuso e apertar.

O resultado:



Ficou como queríamos, 3 dedos da roda, perdeu aquele ar de Vovô sem perder a originalidade, ou quase... rsrsrs


Pra quem gosta de socado mesmo, aconselho a colocar catraca, melhor maneira é retirar a suspenção completa e levar em uma empresa do ramo de recuperação de suspenção e amortecedor, depois recolocar e colocar na altura que quiser, vai gastar em torno de 300,00...

Resultado com catraca é outro, meu 69:






Coragem e mãos a obra!!! :)


quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

FILMES E PROPAGANDAS ANOS 70

Propagandas dos nossos VWs!! Uma raridade!!

E um filme promocional de 1970 para a Volkswagen.
Olhe que o mundo está fazendo coms os VWs desde 1970 é drag racing, corrida no gelo, of-road, etc!